Notícias

Mundo tem 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet, diz UIT

26/05/2015 às 15:46

Mundo tem 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet, diz UIT
O número de internautas no mundo já é de 3,2 bilhões no mundo, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pela União Internacional das Telecomunicações, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

E a maior parte dessas pessoas estão em países em desenvolvimento. Para cada internauta que more em um país desenvolvido, há dois nos países emergentes.

Há 15 anos, os usuários de internet eram apenas 400 milhões. A UIT divulgou dados da penetração da conexão porque é em 2015 que termina o prazo para implantação dos Desafios do Milênio, estipulados por líderes mundiais e avalizados pela ONU em 2000.

Em 2000, os internautas eram 6,5% da população mundial. Em 2015, esse índice subiu para 43%. A proporção de casas com conexão à rede chegou a 46% no ano. Essa porcentagem é maior na Europa (82,1%) e menor na África (10,7%).

Segundo a UIT, ainda que o acesso tenha avançado nesses 15 anos, ainda há 4  bilhões de pessoas desconectadas em todo o mundo. O abismo é maior nos países menos desenvolvidos, onde apenas 89 milhões de pessoas possuem conexão de um total de 940 milhões.
A UIT também divulgou dados referentes à internet móvel. Se em 2000, eram 738 milhões de assinaturas de conexão móvel em todo o mundo, passaram a ser 7 bilhões, em 2015.

Segundo a entidade, essa é a forma de acesso mais ampla e que atende a mais gente. Os planos 3G, por exemplo, cobrirão 69% da população mundial ao fim de 2015.

“Esses novos dados não apenas mostram o rápido progresso tecnológico feito até agora, mas também nos ajudam a identificar quais processos estão sendo deixados de lado na rápida evolução da economia digital, assim como as áreas em que os investimentos das tecnologias de comunicação e informação são mais necessários”, afirmou Houlin Zhao, secretário-geral da UIT.
A UIT cita ainda a diferença de velocidade da internet banda larga entre países ricos e em desenvolvimento. As quase 40 assinaturas por 100 habitantes da Coreia do Norte são integralmente atendidas com velocidades maiores que 10 Mbps, no Brasil, das 10 assinaturas a cada 100 habitantes, mais da metade é atendida por taxas que variam de 256 Kbps a 2 Mbps. A UIT considera tanto pacotes móveis quanto os fixos.
Segundo levantamento do G1 realizado com base em dados informados por empresas de telecomunicações à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a velocidade da banda larga do Brasil varia entre taxas da Líbia e do Japão.
Cadastre-se Agora!