Notícias

Sua empresa investe nas soluções corretas de segurança da informação?

25/05/2015 às 17:01

Sua empresa investe nas soluções corretas de segurança da informação?


A cada dia cresce o número de notícias e informações divulgadas sobre ciberataques, o que estimula uma maior preocupação das empresas com a questão da segurança da informação.

Como reflexo, cresce a atenção e os investimentos das pequenas, médias e grandes corporações para proteger os dados, que são um dos principais ativos de qualquer companhia. No entanto, nem sempre essa postura é suficiente para reduzir os risco.

 

Ter um budget maior e adquirir o que há de mais moderno em soluções de segurança da informação nem sempre representa a resposta definitiva para que a empresa esteja realmente segura. Uma política adequada de segurança deve contemplar um estudo detalhado das necessidades da corporação – que analise inclusive as demandas específicas de cada área –, investimentos nas ferramentas mais adequadas e treinamentos e capacitações constantes dos usuários.
 

Os responsáveis pela segurança da informação devem ter em mente que nada pode ser negligenciado, na medida em que os cibercriminosos procuram exatamente brechas para invadir os sistemas corporativos.
 

Na prática, trata-se de embate injusto. Enquanto as empresas precisam se proteger de toda e qualquer tentativa de golpe e invasão virtual – e não são poucos –, os cibercriminosos só precisam acertar um dos alvos para obter sucesso. Na maioria das vezes, quando esses criminosos virtuais se deparam com uma empresa com um sistema difícil de ser invadido, acabam mudando de foco.
 

De nada adianta ter a melhor solução de segurança da informação instalada, no entanto, se a corporação não orientar os funcionários sobre como ter um comportamento seguro na internet. Isso porque, hoje muitas informações confidenciais são divulgadas de forma inadvertida pelos colaboradores por emails ou pelas redes sociais, bem como muitos malwares infectam as corporações por conta de clicks realizados pelos usuários em links desconhecidos.
 

Outra dica valiosa é proteger os dispositivos móveis. Afinal, os smartphones hoje são verdadeiros computadores. Pense nos potenciais riscos das pessoas andando por aí com dispositivos que têm acesso a dados importantes da organização e estão constantemente conectados muitas vezes à redes não confiáveis. Além disso, o risco de serem roubados ou perdidos é muito maior do que o de um notebook, por exemplo. Por isso, deve-se investir em soluções que garantam a segurança, criptografia e limpeza remota desses dispositivos em caso de perda ou roubo.
 

Por fim, as empresas devem ter um plano de ações preparado para o caso de problemas de segurança. Apesar de parecer algo óbvio, essa necessidade ainda é ignorada por boa parte das organizações.

Cadastre-se Agora!